Nós Tiramos sua CND

Atualizado: Ago 3

Você já reparou na quantidade de obrigações que as empresas possuem com o Governo. São tantas que é quase impossível ter tudo em boa ordem, não é mesmo?

Mas para que o empresário possa acompanhar essa regularidade, o governo criou um documento chamado Certidão Negativa de Débitos.

Esse documento é tão importante, que a sua falta pode atrapalhar em muito o fechamento de negócios.

Foi o que demonstrou uma pesquisa da PWC com um grupo de grandes empresas. Nela, 92,6% dos entrevistados afirmaram que retardaram ou deixaram de fazer negócios por falta da CND.

Ficou preocupado? Acha que sua empresa pode ter problemas? Não tem certeza se já perdeu negócios por causa da CND?

Acompanhe este post para saber mais.

O que é uma Certidão Negativa de Débitos?

A nossa legislação tributária atual é antiga. O Código Tributário Nacional foi aprovado em 1966. Apesar disso, há a previsão nele de um instrumento para atestar a regularidade tributária! A Certidão Negativa de Débitos.

A Certidão Negativa de Débito ou a CND como é chamada é uma declaração de que o contribuinte cumpriu todas as obrigações tributárias. Ela é um direito do contribuinte. Imagine como seria ter que comprovar a regularidade sem ela, considerando a burocracia que enfrentamos no dia a dia.

Importante mencionar – É errado pensar que sua única obrigação tributária é pagar os impostos. Mesmo fazendo os pagamentos em dia é possível que sua empresa não esteja regular com o fisco. Isso porque pode ter sido identificado um erro na apuração dos tributos e ou uma falha de procedimentos na entrega das obrigações.

Isso tudo é atestado e garantido pela Certidão Negativa.

Qual a importância de manter as CNDs atualizadas?

A estimativa é que são gastos pelas empresas 5,2% do PIB para entregar e manter regular as obrigações tributárias, isso excluindo o que é pago com os impostos. É um gasto bem elevado e o seu sucesso é constatado com uma Certidão Negativa de Débitos.

Todo esse esforço tem seu resultado. A regularidade fiscal pode gerar novos negócios, dar acesso a financiamentos e ainda reduzir taxas de juros de empréstimos.

Vamos entender os principais benefícios em se ter a Certidão Negativa de Débitos do seu negócio.

Atestar a regularidade fiscal

O primeiro benefício é certificar a regularidade fiscal.

Mesmo que você pague seus tributos em dia, a Certidão vai ajudá-lo a entender se não há nenhuma falha no envio das obrigações acessórias.

Basta lembrar que obrigações acessórias, se não enviadas no prazo geram multas aos contribuintes além de outras penalidades. Saiba mais sobre as obrigações de uma empresa

Além disso, se houver algum erro no pagamento da Guia de Tributos, como o erro na digitação de um código identificador, o seu pagamento não será computado e sua empresa estará pendente com o fisco.

Assim, de nada adiantará ter o comprovante, lembrando que a falta de pagamento pode excluir uma empresa do Simples Nacional conforme o Art. 17 da Lei Complementar 123/2006.

A melhor forma de garantir que está tudo ok, é retirar a Certidão Negativa de Débitos de sua empresa e verificar se ela está em ordem.

Participar de Licitações

Participar de Licitações Públicas é uma excelente forma de aumentar o faturamento da empresa e ganhar mercado, ainda mais em momentos de crise.

A Legislação confere um tratamento diferenciado para Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Isso se transforma em uma boa oportunidade não é mesmo?

Mas para participar e fornecer produtos e serviços ao Governo é necessário atestar a regularidade fiscal, e para isso são exigidas as Certidões Negativas de Débitos.

Muitas empresas desistem de participar justamente nesta etapa. Cada órgão da administração pública, seja ela Federal, Estadual ou Municipal tem uma CND e um procedimento para retira-la, por isso, reunir todas as Certidões pode parecer bastante burocrático.

Você não precisa fazer o mesmo e desistir, basta manter um controle constante e ativo da regularidade de sua empresa.

Obter financiamento em bancos públicos

Os Bancos Públicos cumprem um importante papel na economia. São eles, muitas vezes, que oferecem linhas diferenciadas às empresas com o intuito de ativar a economia.

São exemplos as Linhas do BNDES como o Finame e as da Caixa Econômica e do Banco do Brasil com as linhas do PROGER.

Esses financiamentos possuem taxas mais baixas do que as aplicadas pelos outros Bancos Comerciais.

Mas para ter acesso a esse crédito é necessário apresentar as Certidões Negativas atestando a regularidade fiscal. Sem elas não é possível ter aprovado o financiamento.

Melhorar a classificação de risco

Está bem, você não utiliza as linhas de crédito dos Bancos Públicos. Não tem problema. Todos os outros Bancos possuem sistemas para avaliar o crédito e definir o risco de uma empresa.

Nesses sistemas, uma informação que é considerada é a regularidade fiscal. Mesmo que você apresenta excelente performance financeira, tenha certeza que a falta de uma CND vai prejudicar a sua classificação de risco.

Os Bancos utilizam essa classificação para tudo, desde os empréstimos como temos falado até aqui, mas também para as taxas da máquina de cartão e até para definir o Gerente que irá te atender.

Isso impactará a taxa cobrada pelo Banco e com certeza será maior do que se você tivesse com a situação inteiramente regular.

Gerar novos negócios

Assim como os Bancos, as Grandes Empresas também utilizam a informação para avaliar o risco do seu negócio.

E isso não ocorre somente quando você compra. As grandes companhias em seus processos de cadastro de fornecedores, também avalia o risco de sua empresa. Isso ocorre quando você vai vender um produto ou fornecer um serviço.

A falta de CND pode fazer com que a sua empresa nem tenha a oportunidade de se tornar um fornecedor.

Para se ter uma ideia, nas empresas que utilizam a Internet para demonstrar seus produtos e serviços para um público B2B


, pode se que você nem receba uma solicitação de orçamento. Isso pois, antes de solicitar um orçamento, essas Companhias fazer uma checagem prévia de sua CND.

Portanto, muitas vezes os negócios são encerrados e não sabemos o que aconteceu, uma vez que preço e condições eram competitivas. Nestas situações, acredite, pode ser que o não avanço do negócio tenha sido pela falta de uma Certidão Negativa de Débitos.

2 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle

© 2017 by Consule Imperium.