SERVIÇOS
 

Consultoria para Avaliação de Empreendimentos:

Somos uma empresa do ramo de auditoria externa e interna, com atuação em diversos setores da economia e atuamos com empresas de diferentes portes. 

Nosso escritório reside no Rio de Janeiro, com capacidade de atendimento em todo o Brasil.

 

Adotamos um padrão de avaliação de empresas utilizando três metodologias de análises: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e patrimonial. Trabalhamos com avaliação para venda, para dissolução societária, fusões para fins fiscais e busca de investidores.

 
 
Metodologia para Avaliação de Empresas
A metodologia a seguir demonstra, de forma simplificada, o processo de avaliação de empresas através do fluxo de caixa descontado.

Para calcularmos o valor da operação precisaremos primeiro estimar o EBITDA: O que EBITDA, para que serve e como calcular? 

Esse é um conceito muito importante para investidores de todos os níveis. Ele ajuda a entender os balanços das empresas, auxilia a descobrir o potencial de geração de caixa na atividade fim e determina a evolução da produtividade e da eficiência ao longo dos anos.

Ficou interessado? Neste artigo, vamos entender melhor o que essa palavra significa, como aplicá-la na análise de empresas de capital aberto, como fazer o cálculo para descobrir o EBITDA de uma companhia.

EBITDA é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como LAJIDA). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto, com ele é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, não incluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos.

 A divulgação do EBITDA é uma forma de o investidor descobrir qual é a realidade financeira da companhia e se ela está melhorando sua competitividade, sua eficiência ano a ano, a geração de caixa operacional da empresa para os próximos anos, assim como os investimentos, variação de capital de giro e os impostos sobre resultados.

Sendo assim, com o valor da operação calculado podemos descontar passivos financeiros, adicionar aplicações financeiras, contingências fiscais e trabalhistas, por exemplo. Com isto, chegaremos ao real valor de mercado da empresa.

 

Processos de M&A:

Os processos de M&A ao contrário do que muitos pensam uma transação de M&A não é algo restrito ao mundo das grandes empresas. Este pode ser um caminho interessante para o empreendedor que quer crescer. 

Para quem não sabe M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português: fusões e aquisições. Muitos empreendedores caem no erro de pensar que M&A é algo apenas para grandes empresas, cujas transações envolvem centenas de milhões de dólares, ou para as grandes empresas que compram empresas menores. Mas esta possibilidade não se restringe somente à esses cenários.

Há duas alternativas para o M&A: ou a transação ajuda o empreendedor a realizar o entendimento que ele já faz no mercado de análises ou traz para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento.

Trabalhamos com assessoria em projetos de fusões e aquisições para diversos segmentos. Para um processo de venda de empresa ou dissolução societária. 

Desta forma, é  fundamental que seja realizada a avaliação da empresa que será alvo de negócio. A avaliação será utilizada como forma de parâmetro por parte dos vendedores para balizar propostas recebidas, não necessariamente será utilizada diretamente na negociação, mas como objeto de discussão com o investidor interessado.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSULTORIA (PLANOS DE NEGÓCIOS)

 

Nosso plano representa um roteiro fundamental para o desenvolvimento de sua empresa ou para análise de viabilidade de seu projeto. O Plano de Negócios poderá ser utilizado para estruturação e análise da operação da empresa, para captação de recursos ou para apresentação a investidores.

Nossa metodologia baseia-se em análises de mercado e premissas operacionais. Estas serão definidas com a empresa e através de pesquisas de mercado. Analisaremos também as condições de concorrência e a estrutura de capital da empresa.

 

Todas as informações serão inseridas no Modelo Financeiro de longo prazo, refletindo detalhadamente a operação da empresa. Isto possibilitar cálculos de indicadores de desempenho.

 

 

Estrutura de análise:

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle

© 2017 by Consule Imperium.